Uberaba e Uberlândia contribuem para o aumento dos empregos formais
O Novo Caged – Cadastro de Emprego e Desemprego – do Ministério do Trabalho foi divulgado ontem e trouxe os resultados positivos de Minas Gerais. Com 24.228 contratações com carteira assinada em junho, o estado chega a 149.282 novas vagas geradas no primeiro semestre deste ano.
No acumulado desde 2019, Minas Gerais soma um milhão de empregos formais. Este desempenho, coloca o estado ao lado de São Paulo como os dois únicos que chegaram a essa marca.
Em Uberaba, os dados do Novo Caged apontam saldo positivo também de 150 vagas criadas em junho deste ano. O melhor desempenho ficou para a indústria, que empregou mais do que demitiu, com saldo positivo de 135 empregos gerados.
Embora em Uberaba a construção civil esteja a todo vapor, com canteiros de obras espalhados pela cidade, o setor teve uma retração de – 89 empregados registrados. Ou seja, o setor mais demitiu do que admitiu. Os dados levam a crer o aumento da informalidade e também o crescimento dos Micro Empreendedores Individuais (MEIS).
Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais, com 750 mil habitantes, tem apresentou índices positivos no Caged. O saldo foi de 988 empregos formais gerados, com destaque para o setor da agropecuária, com 337 contratações. O segundo lugar ficou para o setor de serviços, com 308 empregos gerados.