Ferramenta digital foi lançada como parte da Operação Agosto Lilás
A Polícia Militar de Minas Gerais lançou, hoje, uma nova ferramenta digital para combater a violência contra mulher. O anuncio foi feito na cidade Administrativa, em Belo Horizonte, durante início da Operação Agosto Lilás. Os 172 municípios que adotaram o serviço de Prevenção à Violência Doméstica, dentre eles Uberaba, terão acesso a esta ferramenta.
De acordo com a chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, major Layla Brunnela, a ferramenta permite a classificação de risco das vítimas, a partir de dados inseridos no sistema como: tipo de violência que a mulher sofreu, quantas vezes que a vítima buscou ajuda junto à Polícia Militar, se foi emitida medida protetiva e outros, garantindo uma resposta mais rápida e estratégica.
“Todas as comandantes e todos os militares envolvidos no atendimento de proteção à mulher, recebem, em tempo real, a atualização do sistema, à medida que as ocorrências são registradas. A classificação vai orientar a PM a um atendimento prioritário e agilizar o pós-atendimento mais aproximado”, frisou a major Layla.
Segundo a major, com a informatização desse processo, as palestras que serão incrementadas neste mês e a campanha de comunicação organizacional voltada à conscientização da mulher, aliada às ações repressivas, a Polícia Militar busca fortalecer o enfrentamento à violência contra mulher em todas as regiões do estado.