Banco de Leite da cidade atende prematuros com leite doado por mães voluntárias

Neste dia 1º de agosto começa em todo Brasil a campanha do Agosto Dourado que celebra a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças. Com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, a campanha chama à responsabilidade governos, instituições, profissionais de saúde e famílias a fortalecerem as redes que tornam possível o início saudável da vida.
Em Uberaba, o Banco de Leite Humano conta hoje com 50 doadoras. Neste ano, foi possível fornecer o leite humano pasteurizado a 61 recém nascidos prematuros que estavam internados nos leitos neonatal. “O leite materno é fonte de vida e proteção. Para os bebês prematuros esse impacto é ainda mais decisivo, pois o leite materno atua como um verdadeiro remédio” acentuou a enfermeira Jaciara Aparecida de Jesus Silva, responsável técnica pelo Banco de Leite.
Dentre as inúmeras vantagens da amamentação, a enfermeira Jaciara destaca que o leite materno fortalece o sistema imunológico, reduz risco de infecções graves, favorece o crescimento e protege contra doenças. Ela faz um apelo para que as mães que estão na condição de amamentação exclusiva, possa doar.