Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seduc de Praia Grande promove formações sobre educação inclusiva para professores da rede municipal

Capacitações abordam TEA e estratégias de adaptação em sala; aulas ocorrem no Porto Aprendiz e vão até setembro

Créditos: Felipe França/Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande deu início nesta semana a duas formações voltadas para a educação inclusiva, com foco na qualificação de professores da rede municipal de ensino. As aulas começaram nesta segunda e terça-feira (4 e 5) no Porto Aprendiz, localizado no Bairro Boqueirão, e seguem até o início de setembro.

As capacitações foram organizadas pela Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva e contam com duração de seis semanas, totalizando 30 horas — sendo 3 horas presenciais e 2 online por semana. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão.

A secretária de Educação, Patrícia Almeida, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, participaram da abertura das formações e conversaram com os profissionais presentes. Patrícia elogiou a adesão dos docentes e destacou a importância de olhar com mais atenção para a inclusão nas escolas. “Seja na rede pública ou privada, precisamos ter um olhar diferenciado para a educação inclusiva”, afirmou.

A professora Karina Mariane Hauph, da EM Ana Maria Babette Bajer Fernandes, enfatizou a relevância da capacitação diante do crescente número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Essa capacitação será muito válida e vai enriquecer bastante a prática dentro da sala de aula”, comentou. Já Erika Ramos Duarte, da EM Maria de Lourdes Santos, afirmou que a formação trará soluções práticas para desafios enfrentados no dia a dia.

A formação às segundas-feiras é direcionada a professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tem como tema “Educação Inclusiva Aplicada ao Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Ministrada pelo assistente técnico pedagógico Alexandre Dias Nunes de Melo, a capacitação oferece base científica sobre o TEA, técnicas para reduzir barreiras comportamentais e estratégias de gestão para antecipação de crises em sala de aula.

Já a formação das terças-feiras é voltada para os docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e aborda “Inclusão em Foco: Estratégias de Adaptação na Sala de Aula”. A assistente técnica pedagógica Rosimere de Souza Pereira orienta os participantes sobre como planejar e implementar adaptações pedagógicas, de recursos e ambientais para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência, conforme a legislação vigente.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *