Capacitações abordam TEA e estratégias de adaptação em sala; aulas ocorrem no Porto Aprendiz e vão até setembro

Créditos: Felipe França/Prefeitura de Praia Grande
A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande deu início nesta semana a duas formações voltadas para a educação inclusiva, com foco na qualificação de professores da rede municipal de ensino. As aulas começaram nesta segunda e terça-feira (4 e 5) no Porto Aprendiz, localizado no Bairro Boqueirão, e seguem até o início de setembro.
As capacitações foram organizadas pela Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva e contam com duração de seis semanas, totalizando 30 horas — sendo 3 horas presenciais e 2 online por semana. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão.
A secretária de Educação, Patrícia Almeida, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, participaram da abertura das formações e conversaram com os profissionais presentes. Patrícia elogiou a adesão dos docentes e destacou a importância de olhar com mais atenção para a inclusão nas escolas. “Seja na rede pública ou privada, precisamos ter um olhar diferenciado para a educação inclusiva”, afirmou.
A professora Karina Mariane Hauph, da EM Ana Maria Babette Bajer Fernandes, enfatizou a relevância da capacitação diante do crescente número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Essa capacitação será muito válida e vai enriquecer bastante a prática dentro da sala de aula”, comentou. Já Erika Ramos Duarte, da EM Maria de Lourdes Santos, afirmou que a formação trará soluções práticas para desafios enfrentados no dia a dia.
A formação às segundas-feiras é direcionada a professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tem como tema “Educação Inclusiva Aplicada ao Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Ministrada pelo assistente técnico pedagógico Alexandre Dias Nunes de Melo, a capacitação oferece base científica sobre o TEA, técnicas para reduzir barreiras comportamentais e estratégias de gestão para antecipação de crises em sala de aula.
Já a formação das terças-feiras é voltada para os docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e aborda “Inclusão em Foco: Estratégias de Adaptação na Sala de Aula”. A assistente técnica pedagógica Rosimere de Souza Pereira orienta os participantes sobre como planejar e implementar adaptações pedagógicas, de recursos e ambientais para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência, conforme a legislação vigente.