Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Santos vai transformar mais de 50 áreas degradadas em espaços verdes de convivência

Projeto Reviverde promove revitalizações com paisagismo e participação popular

Créditos: Divulgação

A Prefeitura de Santos deu início ao Projeto Reviverde, iniciativa que visa transformar 54 áreas degradadas da cidade em espaços verdes, de convivência e integração comunitária. A ação é coordenada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e busca revitalizar locais antes marcados pelo descarte irregular, utilizando conceitos de acupuntura urbana e escuta ativa da população.

Com intervenções que unem paisagismo, plantio de flores, mobiliário sustentável, arte urbana e ações de zeladoria, o projeto pretende melhorar a paisagem urbana e o bem-estar dos moradores. As áreas são identificadas com apoio das cinco prefeituras regionais e também por meio dos canais Viva o Bairro e Ouvidoria Municipal.

As primeiras intervenções já foram entregues na Rua Silva Jardim (Vila Mathias), Praça Mirante do Cruzeiro (Morro São Bento) e Praça Vereador Matsutaro Uehara (Tarô), no Boqueirão. Comerciante há seis anos próximo à Praça Tarô, Silvio Barbosa celebrou os impactos da revitalização. “Hoje recebo muito mais clientes e confesso que trabalho mais feliz. Todo mundo ganhou com essa revitalização”, afirmou.

O projeto também contempla espaços maiores, como a 5ª base do Parque dos Mangues (Conviverde), com cerca de 4 mil metros quadrados, localizada na Rua Pedro Paulo Di Giovanni.

Atualmente, o Reviverde está em execução na Rua Tiro Naval (Vila Nova), onde será instalada uma quadra, playground e área de convivência. A entrega está prevista para até 60 dias. Em seguida, o projeto chegará ao Quilombo do Jabaquara, com revitalização a ser concluída até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Outros locais que receberão melhorias incluem pontos nos bairros Rádio Clube, Estuário e Embaré.

Para o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o Reviverde vai além da revitalização física. “Promove qualidade de vida e resgata o vínculo da população com o território”, destacou. O arquiteto e urbanista Alessandro Lopes reforça que a iniciativa traz vida e uso social aos espaços, em um processo colaborativo e sustentável.

Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *