Projeto Reviverde promove revitalizações com paisagismo e participação popular

Créditos: Divulgação
A Prefeitura de Santos deu início ao Projeto Reviverde, iniciativa que visa transformar 54 áreas degradadas da cidade em espaços verdes, de convivência e integração comunitária. A ação é coordenada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e busca revitalizar locais antes marcados pelo descarte irregular, utilizando conceitos de acupuntura urbana e escuta ativa da população.
Com intervenções que unem paisagismo, plantio de flores, mobiliário sustentável, arte urbana e ações de zeladoria, o projeto pretende melhorar a paisagem urbana e o bem-estar dos moradores. As áreas são identificadas com apoio das cinco prefeituras regionais e também por meio dos canais Viva o Bairro e Ouvidoria Municipal.
As primeiras intervenções já foram entregues na Rua Silva Jardim (Vila Mathias), Praça Mirante do Cruzeiro (Morro São Bento) e Praça Vereador Matsutaro Uehara (Tarô), no Boqueirão. Comerciante há seis anos próximo à Praça Tarô, Silvio Barbosa celebrou os impactos da revitalização. “Hoje recebo muito mais clientes e confesso que trabalho mais feliz. Todo mundo ganhou com essa revitalização”, afirmou.
O projeto também contempla espaços maiores, como a 5ª base do Parque dos Mangues (Conviverde), com cerca de 4 mil metros quadrados, localizada na Rua Pedro Paulo Di Giovanni.
Atualmente, o Reviverde está em execução na Rua Tiro Naval (Vila Nova), onde será instalada uma quadra, playground e área de convivência. A entrega está prevista para até 60 dias. Em seguida, o projeto chegará ao Quilombo do Jabaquara, com revitalização a ser concluída até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Outros locais que receberão melhorias incluem pontos nos bairros Rádio Clube, Estuário e Embaré.
Para o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o Reviverde vai além da revitalização física. “Promove qualidade de vida e resgata o vínculo da população com o território”, destacou. O arquiteto e urbanista Alessandro Lopes reforça que a iniciativa traz vida e uso social aos espaços, em um processo colaborativo e sustentável.
Siga o perfil @isn.baixadasantista no Instagram e acompanhe as últimas notícias no portal ISN Online.