Ação retorna após conclusão da Avaliação de Densidade Larvária; cidade soma mais de 4 mil casos de dengue em 2025.

Créditos: Raimundo Rosa
Os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti serão retomados nesta quarta-feira (30) em Santos, após o encerramento da terceira etapa da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada durante o mês de julho. O 29º mutirão do ano será realizado no bairro Rádio Clube, a partir das 9h, com visitas a imóveis residenciais e comerciais.
A força-tarefa contará com 72 agentes de combate a endemias e 25 colaboradores da empresa Terra Santos, responsáveis pela coleta de materiais inservíveis. Os agentes estarão identificados com uniformes e crachás, e a ação busca eliminar focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Desde o início de 2025, os mutirões eliminaram 1.497 focos com larvas e enfrentaram 2.067 recusas de entrada em imóveis. Paralelamente, a Secretaria de Saúde promove ações educativas com foco em arboviroses e zoonoses. Nesta segunda-feira (28), houve atividade na Policlínica do Ponta da Praia, e outras ocorrerão no Mercado do Peixe (quarta), na Feira Livre do Embaré (quinta) e na Feira Livre da Ponta da Praia (sexta), todas a partir das 9h.
Em 2025, Santos registra 4.032 casos de dengue, com quatro mortes. Só em julho, foram 70 casos confirmados. A cidade também contabiliza 218 casos de chikungunya.
A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Apenas 24,05% do público-alvo completou o esquema com duas doses, necessárias para garantir a proteção.
A Prefeitura de Santos mantém estratégias permanentes contra o Aedes aegypti, incluindo visitas casa a casa, mutirões semanais, monitoramento com armadilhas e drones, nebulização, atendimento a denúncias e ações educativas.
A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 3 da ONU: Saúde e Bem-Estar.