Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rajadas de vento e ressaca de mais de 3 metros fecham Porto de Santos

Canal de navegação foi interditado e travessia de balsas Guarujá-Bertioga também ficou paralisada

Créditos: Porto de Santos/Divulgação

Rajadas de vento e uma forte ressaca marítima atingiram a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (29), provocando o fechamento do canal de navegação do Porto de Santos e a paralisação temporária da travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga. A velocidade dos ventos chegou a 81,69 km/h, de acordo com a Defesa Civil de Santos.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a entrada e saída de navios foi suspensa às 2h por causa das condições impraticáveis de navegação. A Praticagem de São Paulo explicou que o mar agitado representa risco de encalhe para embarcações ao entrar no canal, devido à menor profundidade em comparação ao alto mar.

A Defesa Civil Estadual já havia alertado para a possibilidade de ressaca. Em Santos, as ondas chegaram a 3,35 metros de altura às 6h, segundo a prefeitura. A recomendação é de atenção redobrada para embarcações de pequeno porte, pescadores, esportistas náuticos e frequentadores das praias.

A travessia de balsas entre Guarujá e Bertioga foi interrompida às 4h10 por conta da ventania, retomando a operação por volta das 6h35. Na segunda-feira (28), o serviço ficou suspenso por cerca de 15 horas — das 5h50 às 21h07 — também devido às condições climáticas adversas.

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam as orientações de segurança para evitar acidentes nas áreas costeiras.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *