Animal conhecido por golpe poderoso foi encontrado na praia do Guaraú; morador da capital filmou o momento

Créditos: Rafael Marchezetti Correia
Um turista flagrou e foi atacado por um camarão-louva-a-deus-palhaço (Odontodactylus sp), também conhecido como lagosta-boxeadora, na praia do Guaraú, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O vídeo gravado por Rafael Marchezetti Correia mostra o momento exato em que o crustáceo reage com um golpe surpreendente.
Conhecido por possuir o ataque mais potente do reino animal, o camarão é capaz de atingir velocidades superiores a 80 km/h, com força suficiente para quebrar carapaças de caranguejos ou até mesmo o vidro de aquários.
No vídeo, Correia se mostra curioso ao encontrar o animal. “Gente, olha só, isso aqui eu acho que é um lagostim ou uma lagosta. Vocês sabem o que é? Se eu posso mexer mesmo, colocar lá na água?”, disse antes de ser surpreendido pelo ataque.
O turista, que mora na capital paulista e estava visitando familiares em Peruíbe, contou que o vídeo foi gravado em maio, mas passou a repercutir apenas nas últimas semanas após ser postado nas redes sociais.
“Fiquei na dúvida entre camarão-pistola ou lagosta-boxeadora”, relatou Correia. Para identificar o animal, ele recorreu a uma amiga bióloga e também à inteligência artificial.
Essa foi a primeira vez que ele viu o animal ao vivo. “É um animal incrível, sensacional. Foi um presente ter a chance de ver pessoalmente”, declarou.
Correia também comentou sobre o impacto do golpe: “Senti a força dela [lagosta]. É um animal com a força bem maior do que parece, como se fosse um animal grande”.
Preocupado com o bem-estar do crustáceo, ele optou por devolvê-lo ao mar, evitando que fosse predado na faixa de areia.