Prefeitura afirmou que conduta do agente não condiz com os procedimentos da corporação e que ele será investigado.

Créditos: Reprodução
Um guarda civil municipal de Santos, no litoral de São Paulo, foi filmado empurrando uma mulher em situação de rua na faixa de areia da praia do bairro Aparecida, no último domingo (27), por volta das 13h30. As imagens, obtidas nesta segunda-feira (28), mostram também a mulher jogando areia no rosto do agente momentos antes do empurrão.
Testemunhas relataram que a mulher estava acompanhada de um homem e dois cães, e que não oferecia risco aos demais banhistas. Segundo uma delas, os agentes demonstraram reprovação pela presença do casal no local, e a abordagem teria sido desproporcional. “A moça continuou falando algo e o guarda, sem nenhum manejo, a derrubou com um empurrão desproporcional”, afirmou.
A Secretaria de Segurança de Santos (Seseg) informou que a Guarda Civil Municipal foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo cães de médio e grande porte soltos na areia, o que é proibido por lei municipal e poderia representar risco aos frequentadores da praia.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que a conduta do agente não está de acordo com os procedimentos da corporação e que ele foi convocado pela Corregedoria para prestar esclarecimentos. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o caso.