Mar segue agitado até a madrugada de quinta-feira (31); pico registrado na Baía de Santos foi de 3,98 metros

Créditos: Nair Bueno/Diario do Litoral
A previsão de mar agitado se confirmou e a Baixada Santista segue em Estado de Alerta até a madrugada desta quinta-feira (31). A medida foi mantida pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) e pela Sala de Situação da Baixada Santista, devido à continuidade da atuação de ondas intensas e do aumento do nível do mar.
Desde a madrugada de terça-feira (29), sensores da Praticagem de São Paulo vêm registrando altura significativa das ondas acima de 3,0 metros na Baía de Santos. O maior valor foi observado às 18h30 de terça, com ondas de 3,98 metros. No mesmo horário, o nível do mar atingiu 1,92 metro na orla e 2,12 metros no interior do estuário.
A previsão indica que as ondas podem continuar ultrapassando os 3,0 metros na orla de Santos e São Vicente até o fim da tarde desta quarta (30) e seguir intensas nos demais municípios da região até a madrugada de quinta. Na quinta-feira (31), a tendência é de diminuição gradual, mas ainda com ondas superiores a 2,0 metros em parte da costa até a manhã de sexta (1º).
O nível do mar também deve baixar progressivamente, com pico previsto de 1,3 metro na orla e 1,6 metro no estuário, por volta das 17h desta quarta. Apesar da diminuição, os pesquisadores alertam que as marés altas podem causar inundações costeiras pontuais e impactos em estruturas urbanas, especialmente se coincidirem com picos de onda.
O boletim reforça que as informações são baseadas em modelos numéricos e podem sofrer alterações. A recomendação é que a população acompanhe as atualizações das previsões oceanográficas e meteorológicas, disponíveis em http://salasituacaohidrobs.com.br.