Programa Tripulantes prioriza grupos vulneráveis e tem inscrições abertas até 5 de agosto

Créditos: Divulgação PF
Moradores da Baixada Santista interessados em trabalhar a bordo de navios de cruzeiros ou na rede hoteleira da região têm agora uma nova oportunidade de qualificação gratuita. O Programa Tripulantes, promovido pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), está com inscrições abertas para 200 vagas em cursos voltados à formação profissional, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O projeto é uma parceria entre o Porto de Santos e a Fundação Cenep, com aulas presenciais e online ministradas por profissionais experientes da hotelaria marítima e terrestre. A capacitação será feita através da plataforma de ensino à distância Deck4 Foundation e inclui encontros presenciais de inglês à noite, duas vezes por semana.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, ser brasileiro e residir em uma das cidades da Baixada Santista. Além disso, é desejável estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) da cidade. As inscrições devem ser realizadas até o dia 5 de agosto, por meio do formulário disponível no site do Projeto Social Tripulante do Cenep.
O processo seletivo dará prioridade a pessoas negras, mães solo, indígenas, LGBTQIA+, refugiados, imigrantes com documentação regular e indivíduos que passaram por acolhimento institucional na infância ou adolescência. A lista final dos aprovados será divulgada em 10 de agosto, com matrículas previstas entre os dias 11 e 13. O curso terá início oficial no dia 14, com um aulão inaugural às 19h, na sede da Fundação Cenep, em Santos.
A iniciativa ocorre em um momento de aquecimento do setor. Durante a última temporada, 13 navios passaram pelo terminal de cruzeiros de Santos em apenas seis meses, movimentando embarques e desembarques na região.
Uma resposta
Quero muito fazer um curso não tive muita oportunidade na vida mais sou dedicado!