Pesquisa revela que entre 25% e 34% dos estudantes precisam de apoio para lidar com a situação; Prefeitura implementa ações de conscientização nas escolas

Créditos Anny Melatte
Uma pesquisa realizada com 1.211 estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de Mongaguá, no primeiro semestre deste ano, apontou que o bullying é a principal demanda emocional dos alunos. Entre 25% e 34% dos estudantes afirmaram precisar de apoio para lidar com a prática, que tem gerado sérios impactos na saúde mental das crianças e adolescentes.
Outro dado alarmante revelado pela pesquisa foi o preconceito. Em uma das escolas, 20% dos alunos reconheceram ter pensamentos preconceituosos, enquanto em outras unidades os índices variaram entre 16% e 18%. Esse tipo de mentalidade, quando se reflete em atitudes ou falas, pode alimentar ainda mais as situações de bullying e exclusão, reforçando a necessidade de abordagens educacionais sobre o tema com franqueza e empatia.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Mongaguá iniciou, nesta semana, uma série de ações de conscientização nas escolas municipais, focadas no combate ao bullying, ao racismo e a outras formas de preconceito. O projeto, conduzido pelo setor de Psicologia Educacional da rede, busca promover o diálogo, a empatia e o respeito no ambiente escolar, criando espaços seguros para que os estudantes possam refletir sobre suas atitudes e as consequências do bullying.
Entre as ações estão rodas de conversa, dinâmicas psicoeducativas, murais colaborativos e materiais visuais que incentivam a escuta e o respeito mútuo. O objetivo é estimular a reflexão de forma criativa e participativa, fortalecendo a convivência escolar e o protagonismo juvenil.
Além disso, a Prefeitura de Mongaguá também envolveu as famílias, enviando materiais informativos e promovendo encontros para dialogar com os responsáveis. A construção dessa rede de apoio é essencial para ampliar o alcance das ações e consolidar uma cultura escolar mais inclusiva, empática e democrática.
Primeiras Ações
Na segunda-feira (28), os alunos do 9º ano da EMEF Jacoub Koukdjian participaram de uma atividade especial, com a encenação de um teatro baseado em um texto sobre bullying, seguida de rodas de conversa mediadas pelas psicólogas da escola. No período da tarde, as turmas do 7º ano também participaram da atividade. A intenção é expandir essas ações para outras unidades da rede municipal, atingindo mais estudantes com as ações de conscientização e incentivo à convivência respeitosa.
Programação das Ações:
As atividades seguem ao longo da próxima semana, conforme o cronograma abaixo (sujeito a alterações):
04/08 (segunda-feira):
EMEF Jacoub Koukdjian
Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30
05/08 (terça-feira):
EMEF Vereador José Carlos de Freitas
Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30
06/08 (quarta-feira):
EMEF Sirana Koukdjian
Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30