A cidade com o maior número de ocorrências é Guarujá, que contabiliza 406 casos confirmados.

IMAGENS DE INTERNET
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, ultrapassou a marca de mil casos confirmados de dengue em 2025. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foram registrados 1.188 casos entre os meses de janeiro e março deste ano.
A cidade com o maior número de ocorrências é Guarujá, que contabiliza 406 casos confirmados e uma morte sob investigação. Em seguida, aparece Santos, com 248 casos e duas mortes também sendo analisadas pelas autoridades de saúde.
São Vicente ocupa a terceira posição, com 170 registros da doença e um óbito em investigação. Itanhaém aparece logo depois, com 139 casos confirmados, mas sem nenhuma morte suspeita até o momento.
Praia Grande contabiliza 121 casos e investiga um possível óbito. Já Peruíbe, que tem 68 casos confirmados, foi o único município a registrar uma morte por dengue em 2025. A vítima foi um idoso de 92 anos, com múltiplas comorbidades, que morreu no final de janeiro após ser transferido para o Hospital Emílio Ribas.
As cidades de Cubatão, Bertioga e Mongaguá registraram, respectivamente, 17, 12 e 7 casos de dengue. Mesmo com números menores, Cubatão investiga três mortes, enquanto Bertioga tem um óbito sob análise. Mongaguá não registra nenhuma suspeita de morte pela doença.
Apesar da queda expressiva no número de casos em comparação ao mesmo período de 2024 — quando foram registrados 8.755 casos e 16 mortes —, autoridades alertam para a necessidade de atenção constante. A redução representa uma queda de 86%, mas os índices ainda preocupam especialistas.
Para o médico infectologista Leandro Curi, os dados devem ser acompanhados com cautela. “São valores menores do que os do ano passado, mas ainda assim, números altos”, avaliou. “A gente tem que observar com cautela, semana após semana. Ainda estamos na fase quente, apesar de já estarmos saindo do verão, e o Aedes aegypti continua circulando.”
As prefeituras da região seguem intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, com mutirões de limpeza, vistorias em imóveis e campanhas de conscientização. A população também é orientada a eliminar criadouros e adotar medidas preventivas em casa.
Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.