Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto de anistia incluirá foragidos no exterior, anuncia novo texto

PL prevê redução de penas para participantes do 8 de janeiro, incluindo os que deixaram o país

Reprodução/Internet

O novo texto do Projeto de Lei da Anistia contemplará cerca de 200 pessoas envolvidas nos ataques ao Congresso, ao STF e ao Planalto no dia 8 de janeiro de 2023 que estão foragidas no exterior, em países como Argentina e Uruguai.

A proposta será apresentada na próxima semana e prevê a redução de penas, de modo que condenados cumpram os termos em regimes aberto ou semiaberto. O benefício seria exclusivo a quem participou diretamente dos atos na Esplanada dos Ministérios, sem estender-se a financiadores ou cabeças intelectuais das ações golpistas.

A articulação do texto está a cargo de figuras como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos‑PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União‑AP), com a participação de Jair Bolsonaro (PL) nas negociações. A sigla deverá se posicionar contra o projeto publicamente, mas indica tendência de voto favorável em plenário.

O documento ainda propõe excluir dois agravantes de pena, o que impacta diretamente nas condições de cumprimento da sentença. Líderes de direita planejam apresentar destaques para incluir o próprio Bolsonaro no benefício.

A previsão é que o PL entre na pauta do Congresso já na próxima semana, em sessões virtuais devido ao recesso junino.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *