Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara avança para derrubar decreto do IOF reeditado por Lula

Hugo Motta pauta regime de urgência para sustar decreto, citando ambiente adverso no Congresso

Reprodução/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos‑PB), anunciou nesta quinta‑feira que incluirá em regime de urgência o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender o decreto que reeditou o aumento do IOF, conforme divulgado pelo governo federal.

Motta afirmou que “o clima na Casa não é favorável” ao reajuste do imposto, após reunião com líderes partidários no Colégio de Líderes. A intenção é pautar imediatamente a votação, o que permitiria a votação direta em plenário sem tramitação em comissões.

A medida faz parte de uma ofensiva do Legislativo para reverter a alta do IOF anunciada em maio, que visava arrecadar R$ 20 bilhões para ajudar a cumprir a meta fiscal. O aumento gerou forte resistência no Congresso e entre agentes econômicos.

Segundo o líder do PL‑RS, Coronel Zucco, partidos como União Brasil, Progressistas, Novo e Republicanos apoiam a urgência. O presidente da Câmara reforçou que a oposição não aceitará “aumento de impostos como solução mágica” para os desafios fiscais do país.

Na semana passada, Motta havia estabelecido um prazo de dez dias para que a equipe econômica apresentasse alternativas ao aumento do IOF. Passado esse prazo, deverá ser criado um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar os incentivos fiscais em vigor.

O governo, por sua vez, enviou uma medida provisória com outras fontes de arrecadação, incluindo ajustes na tributação de investimentos, CSLL e apostas esportivas, como forma de compensar eventual recuo do IOF.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *