Klyuchevskoy, o mais alto da Península de Kamtchatka, lançou lava e explosões foram ouvidas na região do epicentro

Créditos: Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências / Divulgação
O vulcão Klyuchevskoy, localizado na Península de Kamtchatka, na Rússia, entrou em erupção horas após o terremoto de magnitude 8,8 registrado na região na noite de terça-feira (29). A atividade vulcânica ocorre na mesma área onde foi identificado o epicentro do poderoso tremor.
De acordo com o Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, a erupção foi confirmada por volta das 16h no horário local (10h em Brasília), quando um fluxo de lava incandescente começou a descer pela encosta oeste do vulcão. A agência de notícias russa RIA relatou ainda a presença de um brilho intenso acima do cume, acompanhado por explosões audíveis.
O Klyuchevskoy, com 4.850 metros de altitude, é o vulcão mais alto da península e um dos mais ativos do mundo. A última erupção registrada havia ocorrido em abril deste ano. Na semana anterior ao terremoto, equipes de resgate já haviam desaconselhado a visita ao local devido ao aumento da atividade sísmica na região.
A sequência de eventos intensifica o estado de alerta nas autoridades russas, que seguem monitorando a situação na região de Ust-Kamchatsky.
