Ucrânia solicita apoio do Brasil para viabilizar encontro direto com Putin

Chanceler ucraniano pede que governo brasileiro use sua influência junto à Rússia para facilitar reunião entre líderes em Istambul

Reprodução/Internet

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Sibiga, solicitou ao governo brasileiro que utilize sua influência diplomática com Moscou para viabilizar um encontro direto entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin. A solicitação foi feita durante conversa com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Sibiga também pediu o apoio do Brasil a um cessar-fogo incondicional de 30 dias entre Ucrânia e Rússia, como base para negociações de paz. Em mensagem publicada em sua conta na rede social X, o chanceler ucraniano afirmou: “Pedi ao Brasil que apoiasse um cessar-fogo incondicional de 30 dias como base para negociações de paz frutíferas”.

O ministro destacou a disposição de Zelensky em viajar a Istambul para se encontrar com Putin, ressaltando que o presidente ucraniano não aceitará se reunir com nenhum outro representante russo além do chefe do Kremlin.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *