Trump tem pior aprovação aos 100 dias de mandato em 80 anos, aponta pesquisa

Pesquisa indica forte desaprovação à gestão de Trump; economia e direitos civis estão entre os principais pontos de crítica.

Foto: Reprodução Internet

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alcançou a pior taxa de aprovação dos últimos 80 anos para um mandatário ao completar 100 dias no cargo, de acordo com pesquisa divulgada neste domingo (27) pelo instituto Ipsos, em parceria com o jornal “Washington Post” e a rede ABC News.

O levantamento mostra que apenas 39% dos americanos aprovam a administração Trump, enquanto 55% desaprovam e 5% preferiram não responder. A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de abril de 2025 com 2.464 adultos, em inglês e espanhol, e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.

A situação econômica do país é apontada como um dos fatores que pesam na avaliação negativa: 73% dos entrevistados afirmaram que a economia dos EUA está em má situação e 53% acreditam que piorou desde a posse de Trump. Ainda, 41% disseram que suas finanças pessoais se deterioraram.

Sobre a inflação, 62% relataram aumento nos preços, e 71% afirmaram que as tarifas de importação impostas recentemente pelo governo contribuíram para agravar o problema. Apesar disso, 31% dos participantes disseram acreditar que a economia poderá se fortalecer no longo prazo.

No campo dos direitos civis, 55% dos americanos expressaram desconfiança em relação ao compromisso de Trump com a proteção dos direitos e liberdades dos cidadãos. Além disso, 62% acreditam que sua gestão não respeita o Estado de Direito e 56% afirmam que Trump extrapolou suas competências presidenciais.

Outro levantamento, divulgado também neste domingo pela CNN e conduzido pelo instituto SSRS Finds, confirma o cenário adverso. Nesta pesquisa, Trump aparece com 41% de aprovação e 59% de desaprovação, o menor índice para um presidente recém-eleito desde Dwight Eisenhower (1953-1961).

A pesquisa da CNN ouviu 1.678 eleitores entre 17 e 24 de abril e apresenta margem de erro de 2,9 pontos percentuais. Segundo os dados, apenas 22% dos americanos aprovam fortemente o desempenho de Trump, marca que representa um recorde negativo.

O índice de aprovação do presidente registrou quedas acentuadas entre mulheres e hispano-americanos — ambos com redução de 7 pontos percentuais, atingindo 36% e 28%, respectivamente. A confiança do público no tratamento de questões econômicas também caiu, refletindo preocupações sobre o plano tarifário de Trump e seus impactos nos preços e juros.

Por fim, 45% dos entrevistados acreditam que Trump ainda não apresentou soluções efetivas para os problemas do país, enquanto 51% afirmam que ele não está cumprindo suas promessas de campanha e 57% consideram que suas ações colocam os Estados Unidos em risco desnecessário.

Com informações de G1.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *