Presidente Americano condiciona medida à retirada de taxa chinesa sobre produtos americanos

Foto: AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (7.abr.2025) a possibilidade de impor tarifas adicionais de 50% contra produtos importados da China. A ameaça, segundo Trump, será concretizada caso o governo chinês não retire até terça-feira (8.abr) a tarifa de 34% aplicada sobre mercadorias norte-americanas.
Trump declarou que, caso Pequim não ceda, as novas tarifas começarão a vigorar a partir desta quarta-feira (9.abr). Além das tarifas, o presidente norte-americano afirmou que todas as conversas em andamento com autoridades chinesas serão canceladas, incluindo reuniões solicitadas pela própria China. Segundo Trump, negociações com outros países serão priorizadas.
A escalada nas tensões comerciais ocorre em meio a um contexto de retaliações mútuas entre as duas maiores economias do mundo. O governo de Pequim ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas declarações de Trump.
Especialistas avaliam que a medida pode acirrar ainda mais a disputa econômica entre Estados Unidos e China, impactando fluxos comerciais globais e elevando a incerteza nos mercados internacionais.
O cenário segue em aberto, e novas movimentações são esperadas nos próximos dias, à medida que se aproxima o prazo estabelecido por Trump para a retirada das tarifas chinesas.