Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procurador argentino pede aumento de pena de Cristina Kirchner para 12 anos

Pedido inclui nova condenação por associação ilícita em caso de corrupção em obras públicas

Reprodução/Internet

O procurador-geral da Argentina, Eduardo Casal, solicitou à Suprema Corte que a pena da ex-presidente Cristina Kirchner seja aumentada de 6 para 12 anos de prisão, incluindo a condenação por associação ilícita. A solicitação se refere à chamada “Causa Vialidad”, na qual Kirchner já foi condenada por administração fraudulenta na concessão de 51 contratos de obras públicas na província de Santa Cruz, entre 2003 e 2015.

Casal argumenta que as irregularidades detectadas configuram um esquema de corrupção estruturado e contínuo, justificando a inclusão do crime de associação ilícita. Ele também defende o confisco de bens dos condenados no valor de US$ 4,7 milhões.

A Suprema Corte argentina, composta atualmente por três dos cinco juízes, não tem prazo definido para decidir se mantém a condenação atual ou aceita o pedido de aumento da pena. Caso a condenação seja mantida, Kirchner, de 72 anos, pode solicitar prisão domiciliar. Além disso, se eleita nas próximas eleições legislativas, ela poderá obter foro privilegiado, impedindo a execução da pena.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *