Hamas liberta refém israelense-americano após 584 dias de cativeiro

Edan Alexander, de 21 anos, foi entregue à Cruz Vermelha em Gaza e já está em Israel

Reprodução/Instagram

O grupo Hamas libertou o refém israelense-americano Edan Alexander, de 21 anos, após 584 dias de cativeiro na Faixa de Gaza. Alexander foi entregue à Cruz Vermelha Internacional e posteriormente transferido para as forças israelenses. Ele já se reencontrou com a família em Israel.

Alexander, que possui dupla cidadania, foi capturado em 7 de outubro de 2023, durante um ataque do Hamas a uma base militar israelense. Na ocasião, cerca de 250 pessoas foram sequestradas. Sua libertação ocorre após negociações envolvendo os Estados Unidos, Israel e mediadores internacionais, como Catar e Egito.

O Hamas classificou a libertação como um gesto de “boa vontade” em direção ao governo dos Estados Unidos, que tem pressionado por um cessar-fogo na região. O presidente Donald Trump agradeceu a libertação e expressou esperança de que o ato possa contribuir para o avanço das negociações de paz.

Segundo autoridades israelenses, a libertação de Alexander foi possível graças à combinação de pressão militar e diplomática. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que “a pressão militar de Israel e a pressão política dos Estados Unidos formaram uma combinação vencedora”.

Com a libertação de Alexander, restam 58 reféns em poder do Hamas, dos quais cerca de 20 são considerados vivos. A comunidade internacional continua a pressionar por um acordo que permita a libertação dos demais reféns e o fim das hostilidades na região.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *