Desastre ocorreu na vila de Dharali, no Himalaia; imagens de momento do impacto viralizam

Créditos: Polícia de Uttarakhand / X
Uma grande enchente atingiu a vila de Dharali, localizada no estado de Uttarakhand, na região do Himalaia, norte da Índia, nesta terça-feira (5). O desastre deixou ao menos quatro mortos e mais de 50 pessoas desaparecidas. De acordo com a agência de notícias Reuters, a televisão India Today foi uma das primeiras a reportar o ocorrido, com imagens impactantes mostrando uma grande quantidade de água e terra descendo em direção à vila.
Em sua conta no X, o gabinete do primeiro-ministro de Uttarakhand não confirmou oficialmente o número de vítimas, mas afirmou que as equipes de resgates do Exército e forças de resposta a desastres estão atuando na área, tentando localizar e salvar pessoas presas nos escombros. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou suas condolências às vítimas da tragédia e disse que equipes de resgate estão trabalhando intensamente para atender a todos os afetados.

A polícia de Uttarakhand explicou que o aumento do nível do rio Kheer Gad foi o principal fator desencadeante da inundação. Eles emitiram um alerta para a população local, pedindo que se afastassem do rio e mantivessem uma distância segura, incluindo crianças e animais. As imagens impressionantes que circularam nas redes sociais mostraram o momento exato em que uma enorme massa de água e terra alcançou a vila de Dharali, causando pânico e destruição.
O resgate continua, e as autoridades locais estão fazendo todo o possível para minimizar as consequências do desastre e ajudar os afetados.