Anúncio foi feito pelo presidente, que afirmou ter fechado acordo com a empresa

Créditos: Jakub Porzycki / Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16/7) que a Coca-Cola começará a utilizar açúcar de cana no lugar do xarope de milho com alto teor de frutose em seus refrigerantes e sucos vendidos no país. A mudança teria sido acertada em acordo entre Trump e representantes da empresa.
Nos Estados Unidos, o principal adoçante utilizado pela Coca-Cola é o xarope de milho rico em frutose, diferente do que ocorre em países como Brasil e França, onde a marca usa sacarose como padrão. No Brasil, a sacarose é extraída da cana-de-açúcar; na França, da beterraba.
A Coca-Cola, fundada em 1886, justificou que a escolha dos ingredientes depende da oferta local e também das preferências dos consumidores, sempre com foco em proporcionar a melhor experiência de sabor. A versão americana, com xarope de milho, apresenta leve variação na concentração de açúcar: 11% contra 10,6% das fórmulas utilizadas em países como França e Brasil. Além disso, a frutose é considerada cerca de 30% mais doce do que a sacarose.
O anúncio do presidente gerou repercussão ao sugerir que a mudança nos insumos resultará em um produto com sabor superior, alinhando o padrão americano ao de outros mercados internacionais da marca.