Preço ao consumidor final caiu apenas 3,18% desde janeiro de 2023, segundo IPCA

Reprodução/Internet
Apesar de a Petrobras ter reduzido em R$ 1,22 por litro o preço do óleo diesel vendido às distribuidoras desde janeiro de 2023 — uma queda de 34,9% —, esse alívio não se refletiu de forma significativa no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mesmo período, o diesel registrou apenas 3,18% de redução no índice oficial de inflação, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, destacou que, a partir de 1º de abril, a estatal reduziu R$ 0,45 no litro do diesel, mas esse valor não foi percebido pelo consumidor final. Ele explicou que a Petrobras não tem controle sobre como distribuidoras e revendedores ajustam seus preços.
O diesel representa apenas 0,25% do IPCA. No entanto, por ser o principal combustível utilizado no transporte terrestre de mercadorias, sua redução de preço poderia ajudar a conter a inflação, que atualmente está em 5,53% em 12 meses, acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de até 4,5% .