Acordos firmados durante visita de Lula ampliam presença brasileira no mercado chinês, com potencial de US$ 20 bilhões em exportações
Reprodução/Internet
Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, foram assinados acordos que permitem a exportação de cinco novos produtos agropecuários brasileiros para o mercado chinês. Os itens autorizados são: grãos secos de destilaria (DDGs, subproduto do etanol de milho), farelo de amendoim, miúdos de aves (como coração e fígado), carne de pato e carne de peru.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que esses acordos representam a abertura de cinco novos mercados para a agropecuária brasileira, além de fortalecer a cooperação bilateral em medidas sanitárias e fitossanitárias. Com essas adições, o Brasil alcança um total de 362 mercados abertos para seus produtos agropecuários.
O Ministério da Agricultura estima que esses novos mercados têm um potencial de importação de aproximadamente US$ 20 bilhões. A China é atualmente o principal destino das exportações de produtos agropecuários do Brasil, representando cerca de um terço dos embarques anuais do setor.