Funcionalidade permitirá pagamentos recorrentes para pessoas físicas e jurídicas antes do lançamento oficial previsto para junho

Reprodução/Agência Senado
O Banco do Brasil anunciou que, a partir de 29 de maio, oferecerá a funcionalidade Pix Automático a todos os seus clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A ferramenta possibilita o pagamento automático de compromissos recorrentes, como mensalidades escolares, academias, contas de serviços e assinaturas, utilizando as funcionalidades do Pix.
Segundo o banco, o BB é a primeira instituição financeira a completar a fase de testes junto ao Banco Central, com 100% de aderência. O lançamento oficial da modalidade está previsto para 16 de junho.
Para utilizar o serviço, empresas devem ativar um convênio com o Banco do Brasil, permitindo a gestão dos recebimentos por meio do internet banking. O cliente pagador receberá uma notificação de autorização e, uma vez autorizada, a cobrança será realizada automaticamente, com valores fixos ou variáveis. Há também a opção de ativação por meio de QR Code.
Clientes recebedores terão um prazo de 90 dias antes da data do débito para envio da agenda de pagamentos, permitindo que as empresas programem suas cobranças com mais antecedência.
A gerente executiva de Meios de Pagamentos do Banco do Brasil, Dione Cordioli, destacou que a ampliação do Pix Automático representa um avanço importante na democratização dos meios de pagamento no país, tornando mais simples e segura a gestão de cobranças recorrentes.