SAF no Santos: XP Investimentos é contratada para avaliar clube

Diretoria inicia processo formal para possível venda da Sociedade Anônima do Futebol

Créditos: Reinaldo Campos/ Santos FC

O Santos deu mais um passo rumo à transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Nesta semana, o clube contratou a XP Investimentos para estimar o seu valor de mercado.

A corretora, que já faz parte do consórcio responsável pela SAF da Portuguesa, ficará encarregada de coordenar o processo de estruturação e apresentação do Santos a investidores interessados.

Por enquanto, trata-se de um estudo preliminar. Para que a SAF se concretize, o projeto ainda precisará ser aprovado no Conselho Deliberativo do clube e, em seguida, submetido a votação em Assembleia Geral com os sócios.

Apesar de rumores sobre uma eventual ligação entre o processo e o retorno de Neymar, a diretoria santista nega qualquer relação entre as negociações e o craque.

SAF no futebol brasileiro

Em 2025, oito dos 20 clubes da Série A já atuam sob o modelo SAF: América-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, RB Bragantino e Vasco.

A SAF – Sociedade Anônima do Futebol – é um modelo que transforma o departamento de futebol dos clubes em empresa, permitindo a entrada de investidores com participação acionária.

Ronaldo Fenômeno, por exemplo, é proprietário da SAF do Valladolid, na Espanha. No Brasil, ele comandou a SAF do Cruzeiro entre dezembro de 2021 e abril de 2024, quando vendeu a maior parte das ações para o empresário Pedro Lourenço.

Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *