Clube enfrentava o Colo-Colo pela Libertadores quando torcedores invadiram o campo

Créditos: AFP/Reprodução
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um documento à Conmebol solicitando que a vitória do jogo Colo-Colo x Fortaleza seja dada à equipe brasileira. O apelo, endereçado ao Diretor de Competições da entidade que regula o futebol sul-americano, Fred Nantes, sugere o placar de 3 a 0 ao Leão do Pici.
A CBF se baseia no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol, que trata da responsabilidade do clube mandante sobre a segurança do evento desportivo. Confira, abaixo, a nota emitida pela Confederação Brasileira de Futebol nesta sexta-feira (11):
“A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então”.
“A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol”.
“Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida”.
O caso
Válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores, a partida teve de ser interrompida no segundo tempo após invasão de torcedores do Colo-Colo. A manifestação tem como motivo a morte de outros dois torcedores do clube chileno, atropelados pela polícia local antes da bola rolar no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago.
Nas redes sociais, a Conmebol lamentou a morte dos torcedores: “A Conmebol lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos. Estamos juntos neste momento difícil”.
Até mesmo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, abordou o assunto: Estou profundamente consternado depois de saber dos trágicos incidentes ocorridos antes do jogo da Libertadores entre Colo Colo e Fortaleza, em Santiago, no Chile, que causaram a morte de duas pessoas e deixaram feridas várias outras”.
Em nome da Fifa, entidade máxima do futebol, Infantino expressou suas condolências aos clubes, à Conmebol, à Federação do Chile e às famílias e entes das vítimas.
Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.