União Brasil e Progressistas formalizam criação da maior federação partidária do Congresso

Bloco reúne 109 deputados e 14 senadores e promete atuar com foco em equilíbrio, inovação e responsabilidade fiscal

Reprodução/Instagram

O União Brasil e o Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira (29) a criação de uma federação partidária, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Juntas, as siglas formarão a maior bancada da Câmara, com 109 deputados, além de 14 senadores.

Em nota conjunta, os partidos destacaram que a federação é fruto de “muito diálogo e confiança”, e se propõe a ser uma “bússola no centro da política”, com compromisso com o equilíbrio fiscal e social. Segundo os líderes, a união busca oferecer estabilidade institucional e representa uma resposta madura à fragmentação partidária.

A federação, que já desperta movimentações em outros partidos para formação de blocos semelhantes, será inicialmente comandada em sistema de co-presidência por Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP) até dezembro de 2025.

O movimento fortalece a centro-direita no Congresso Nacional e deve ter peso nas articulações para as eleições de 2026. Internamente, ainda existem desafios, como divergências em alguns estados e o papel de figuras influentes como Arthur Lira (PP-AL).

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *