Ex-presidente dos EUA comentou sobre o tema em entrevista ao canal CNBC; Constituição americana limita reeleições

Créditos: REUTERS/Kent Nishimura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) que, provavelmente, não tentará concorrer à reeleição nas próximas eleições presidenciais. Em entrevista ao canal norte-americano CNBC, Trump abordou o tema da reeleição, sugerindo que, apesar de já ter discutido essa possibilidade em outras ocasiões, ele não busca um terceiro mandato.
Em março deste ano, Trump havia levantado a hipótese de tentar se reeleger para um terceiro mandato na Casa Branca, o que, conforme a Constituição dos Estados Unidos, é proibido. A 22ª Emenda, ratificada em 1951, estabelece que nenhum presidente pode cumprir mais de dois mandatos. Mesmo com a imposição da Constituição, Trump havia brincado publicamente sobre a possibilidade de servir por “duas, três ou quatro vezes”, dizendo que seria “a maior honra da minha vida”, durante um comício em Nevada, em janeiro. Posteriormente, ele esclareceu que o objetivo era servir apenas por dois mandatos consecutivos.
A 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que limita os mandatos presidenciais, define que “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”, e também especifica que uma pessoa que tenha exercido o cargo de presidente por mais de dois anos de um mandato de outro presidente não pode ser eleita para o cargo mais de uma vez.
Embora Trump tenha se mostrado em outras ocasiões como um político disposto a desafiar algumas normas, sua mais recente declaração sugere que ele está aceitando os limites da constituição americana e não planeja buscar uma candidatura à presidência além da já cumprida em seu mandato de 2017 a 2021.