Robert Prevost é eleito papa Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano da história

Missionário agostiniano com trajetória no Peru, novo papa assume após quatro votações no conclave

Reprodução/Internet

A Igreja Católica anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o 267º papa da história. A escolha foi oficializada após a quarta votação do conclave, com a tradicional fumaça branca surgindo da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília). Prevost adotou o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Com formação em matemática e filosofia pela Villanova University e doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, ele atuou como missionário no Peru por quase duas décadas, onde foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015.

Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo, e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Sua experiência administrativa e pastoral é vista como um diferencial em sua liderança.

A escolha do nome Leão XIV remete à tradição papal de evocar força e liderança. O último papa a adotar o nome Leão foi Leão XIII, que pontificou de 1878 a 1903.

Após a eleição, Leão XIV apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro para a tradicional bênção “urbi et orbi”. A missa de início de seu pontificado está prevista para os próximos dias.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *