Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente da Câmara adia votação de urgência do PL da Anistia após reunião com líderes

Presidente da Casa afirmou que não há consenso entre os líderes partidários; alternativa à proposta está em estudo no Congresso

Reprodução/Flickr ministeriodaeconomia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (24) que o requerimento de urgência do Projeto de Lei da Anistia não será pautado no momento. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários, em que se reconheceu a ausência de acordo político mínimo sobre o tema.

O PL da Anistia, protocolado pela oposição com 264 assinaturas, propõe o perdão judicial para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A proposta é defendida pelo PL e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas enfrenta resistência de partidos do centro e da base do governo.

Com o impasse político, líderes da Câmara e do Senado passaram a discutir uma alternativa ao texto original da anistia. A ideia é apresentar um projeto que proponha ajustes legislativos voltados à individualização das punições, especialmente para casos de réus primários ou com participação considerada menos grave nos atos de janeiro.

Consultores das duas Casas Legislativas estão analisando os caminhos jurídicos possíveis. A proposta ainda está em fase preliminar.

A decisão de Hugo Motta desagradou a bancada da oposição, que cobrava a votação imediata da urgência. Já setores do centro e da base governista avaliaram positivamente a cautela, temendo o impacto institucional de um perdão amplo em meio a processos já julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

Motta afirmou que só irá pautar o tema quando houver ambiente político mais propício e consenso mínimo entre os líderes.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *