Levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra desvantagem do presidente em simulações para o Planalto em 2026

ISN Online
Se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria superado numericamente por Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) em eventuais disputas de segundo turno, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas.
No cenário mais desfavorável para o petista, Lula enfrentaria Jair Bolsonaro, que atualmente está inelegível. Nesse embate, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto, contra 40,4% de Lula — vantagem que extrapola a margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais.
Mesmo com a atual inelegibilidade, Jair Bolsonaro manteria força eleitoral considerável. Ele foi condenado em duas ações pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As decisões têm relação com ataques às urnas eletrônicas feitos a diplomatas e com o uso das comemorações do Bicentenário da Independência em 2022 para fins eleitorais.
Caso a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a candidata da direita, ela teria 45% das intenções de voto contra 41% de Lula. A diferença, nesse caso, configura empate técnico.
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e nome forte do bolsonarismo, teria 43,4%, contra 40,6% do presidente — também cenário de empate técnico dentro da margem de erro.
Primeiro turno
Em cenários de primeiro turno, Lula aparece à frente em disputas contra Tarcísio e Ratinho Junior (PSD), e empatado tecnicamente com Michelle Bolsonaro. No entanto, ficaria atrás de Jair Bolsonaro.
Contra Bolsonaro, Lula teria 33,3% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente lideraria com 38,5%. No cenário com Michelle, o petista aparece com 33,7% e ela com 31,7%.
Na disputa com Tarcísio de Freitas, Lula lideraria com 34% contra 27,3%. Já contra Ratinho Junior, a diferença é ainda maior: 33,3% para o presidente contra 16,2% do governador do Paraná.
Outros nomes testados nas simulações incluem Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite (PSDB) e Helder Barbalho (MDB), com desempenho entre 0,9% e 14,2%, dependendo do cenário.
Metodologia
A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 160 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de abril de 2025. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.