Novo pontífice se prepara para primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro

Reprodução/Internet
A Igreja Católica tem um novo líder. Na tarde desta quinta-feira (8), por volta das 13h05 (horário de Brasília), a fumaça branca surgiu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Pedro.
O anúncio oficial será feito pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, com a tradicional frase em latim “Habemus Papam” (“Temos um Papa”). Milhares de fiéis aguardam na Praça de São Pedro para conhecer o nome do novo pontífice e receber sua primeira bênção apostólica.
Antes de se apresentar ao público, o Papa eleito responde a duas perguntas formais: se aceita sua eleição como Sumo Pontífice e qual nome deseja adotar. Em seguida, dirige-se à sacristia da Capela Sistina, conhecida como “Sala das Lágrimas”, onde se recolhe em oração e veste as vestes papais.
Este conclave é o terceiro do século XXI e ocorre após a morte do Papa Francisco. A eleição do novo Papa marca o início de um novo capítulo na liderança da Igreja Católica, com expectativas sobre os rumos que serão tomados sob seu pontificado.