Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

França anuncia construção de prisão de segurança máxima na Amazônia

Projeto prevê unidade para 500 detentos em Saint-Laurent-du-Maroni, com foco em traficantes e extremistas

Reprodução/Wikimedia

O governo francês anunciou a construção de uma prisão de segurança máxima na Guiana Francesa, com previsão de conclusão até 2028. Localizada em Saint-Laurent-du-Maroni, na fronteira com o Suriname, a unidade terá capacidade para abrigar até 500 detentos, incluindo 60 vagas destinadas a criminosos de alta periculosidade, como traficantes de drogas e extremistas islâmicos condenados por terrorismo jihadista.

O ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin, destacou que a iniciativa visa combater o crime organizado e aliviar a superlotação do sistema prisional local, especialmente da prisão de Rémire-Montjoly, próxima à capital Caiena, que apresentava uma densidade carcerária de 134,7% até junho do ano passado.

A nova instalação contará com medidas rigorosas de segurança, incluindo vigilância eletrônica 24 horas, isolamento severo dos detentos e restrições a caminhadas e visitas. O prédio também será equipado com bloqueadores de celulares e drones para impedir comunicações não autorizadas.

O projeto faz parte de um plano iniciado em 2017 para a construção de um centro penitenciário na região, sendo esta a terceira prisão de alta segurança da França, após as unidades de Vendin-le-Vieil e Condé-sur-Sarthe.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *