Brasil investiga 19 casos suspeitos de gripe aviária; foco confirmado em granja comercial no RS

Ministério da Agricultura monitora ocorrências em aves silvestres, de subsistência e comerciais

Reprodução/Internet

O número de investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil subiu para 19, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 19h deste sábado (24). As investigações estão em andamento com coleta de amostras e aguardam resultados laboratoriais conclusivos.

Das 19 investigações em curso, 12 envolvem aves de subsistência, cinco referem-se a aves silvestres e duas ocorrem em unidades comerciais: uma granja de pintinhos de cinco dias em Ipumirim (SC) e um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO).

Até o momento, o Brasil registrou um caso confirmado de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além disso, foram confirmados 164 casos da doença em animais silvestres (sendo 160 em aves silvestres e quatro em leões-marinhos), três focos em produções de subsistência e um em produção comercial, totalizando 168 casos no país.

A influenza aviária de alta patogenicidade é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do país. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *