Meta confirma estreia da publicidade na aba Atualizações; criadores poderão receber por conteúdo exclusivo

Reprodução/Internet
O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16), que começará a inserir anúncios entre os Status, espaço que reúne publicações temporárias e canais. Ao mesmo tempo, criadores e marcas terão agora a opção de impulsionar canais e oferecer assinaturas exclusivas aos seguidores.
Os anúncios nos Status devem surgir ainda este ano, exibidos de forma similar aos “Stories patrocinados” do Instagram. A segmentação será feita com base em idioma, localização, canais seguidos e interação com publicidade, evitando o uso de dados de conversas pessoais, que permanecem protegidos pela criptografia de ponta a ponta.
Além disso, o WhatsApp introduzirá canais promovidos em que administradores poderão impulsionar para maior visibilidade no feed de “Atualizações” e planos de assinatura, permitindo conteúdo restrito a pagantes. Inicialmente, 100% da receita das assinaturas será destinada aos criadores; a Meta ainda não detalhou se haverá taxa futura.
A líder de produto do WhatsApp, Alice Newton‑Rex, afirmou que essas alternativas de monetização foram desenvolvidas sem interferir nas conversas privadas, reforçando o compromisso com a privacidade. A nova abordagem chega após mais de uma década sem anúncios na plataforma.