Baidu registra patente de IA para traduzir sons de animais em linguagem humana

Sistema visa interpretar vocalizações e comportamentos para identificar estados emocionais de pets

Reprodução/Wikimedia

A empresa chinesa Baidu, proprietária do maior mecanismo de busca da China, registrou uma patente junto à Administração Nacional de Propriedade Intelectual do país propondo um sistema para converter vocalizações de animais em linguagem humana por meio de inteligência artificial (IA), de acordo com um documento publicado nesta semana.

O sistema proposto coletará dados de animais, incluindo sons vocais, padrões comportamentais e sinais fisiológicos, que serão processados e compilados para uma análise de IA desenhada para reconhecer o estado emocional dos animais.

Este estado emocional, então, seria convertido em significados semânticos e traduzido para a linguagem humana. O sistema deve permitir “uma comunicação e compreensão emocional mais profunda entre animais e humanos, melhorando a precisão e a eficiência da comunicação entre espécies”, disse a Baidu no texto.

A Baidu foi uma das primeiras grandes empresas chinesas a investir fortemente em IA após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, em 2022. A companhia apresentou seu mais recente modelo de IA, o Ernie 4.5 Turbo, no mês passado, dizendo que ele se equiparou aos melhores do setor em vários testes de referência. No entanto, o chatbot Ernie tem enfrentado dificuldades para ganhar espaço em meio à acirrada concorrência.

Fora da China, vários esforços também estão sendo feitos para tentar interpretar o que os animais tentam comunicar. Pesquisadores internacionais da Iniciativa de Tradução de Cetáceos (Projeto CETI) têm usado análise estatística e IA desde 2020 para entender como as baleias cachalotes se comunicam, enquanto o Earth Species Project, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2017, também busca utilizar IA para decodificar a comunicação animal.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *