Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zambelli é presa na Itália após condenação no STF e inclusão na lista da Interpol

Deputada havia deixado o Brasil após sentença de 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ; extradição foi solicitada pelo governo brasileiro

Créditos: Nino Cirenza

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, conforme confirmou o Ministério da Justiça. Ela havia deixado o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

Zambelli foi considerada foragida e teve o nome incluído na lista da Interpol. A extradição da parlamentar já havia sido oficialmente solicitada pelo governo brasileiro. A sentença também determina a perda de seu mandato, medida que ainda será avaliada pela Câmara dos Deputados.

A identificação da parlamentar ocorreu em Roma, onde ela estava hospedada. Segundo o deputado italiano Angelo Bonelli, ele próprio forneceu às autoridades locais o endereço em que Zambelli se encontrava. Em publicação na rede X, Bonelli relatou que a polícia italiana realizou a identificação da brasileira após ser acionada.

A condenação de Zambelli foi baseada na acusação de participação direta na invasão de sistemas do CNJ em colaboração com o hacker Walter Delgatti, que também está preso. Desde maio, ela havia deixado o país, passado pelos Estados Unidos e seguido para a Itália, onde possui cidadania.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *