Doce viral impulsiona explosão de vendas por delivery enquanto maior oferta derruba preço do morango no atacado

Créditos: Reprodução/ Leodenice Camargo
O morango do amor se tornou a sobremesa do momento nas redes sociais, com sua combinação de morango fresco, brigadeiro branco e calda vermelha semelhante à maçã do amor. A receita, que circulava discretamente, viralizou a partir da segunda semana de julho.
O sucesso do doce impactou diretamente as plataformas de delivery. Segundo levantamento do iFood, os pedidos saltaram de 11 mil em junho para mais de 257 mil em julho, com aumento de 2.300%. A média é de duas unidades vendidas por pedido.
A alta demanda motivou mais docerias a aderirem à moda. Em junho, 830 lojas venderam o doce; em julho, foram mais de 10.300. As vendas neste mês superaram todo o acumulado do ano, com 94% dos pedidos feitos apenas em julho.
Na contramão da explosão de vendas, o preço do morango no atacado caiu. Segundo a Ceagesp, o quilo do morango comum foi cotado a R$ 23,14, queda de quase 32% em relação ao mês anterior e de 17,3% em comparação com 2023.
O motivo da queda é o aumento da oferta. Só na última semana, mais de 240 toneladas foram colocadas à venda, com crescimento de 63,4% em relação ao mês anterior. A variedade mais comum teve alta de 9,3% na oferta em relação ao mesmo período do ano passado.