Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marcos do Val será monitorado com tornozeleira eletrônica por ordem do STF

Senador do Espírito Santo descumpriu decisão judicial ao viajar aos EUA; PF executa medidas cautelares

Créditos:Pedro França/Agência Senado

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) será monitorado por tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada após o parlamentar retornar ao Brasil, descumprindo decisão anterior da Corte ao viajar aos Estados Unidos durante o recesso legislativo.

Do Val foi abordado por agentes da Polícia Federal (PF) logo após desembarcar no Aeroporto de Brasília. Segundo informações, o senador permaneceu cerca de dez dias fora do país, mesmo após ter um pedido de viagem negado pelo STF em julho. Em 2024, Moraes já havia determinado a apreensão de seus passaportes, inclusive o diplomático, além do bloqueio de redes sociais e bens, no âmbito de investigações sobre ofensas a investigadores da PF.

O equipamento de monitoramento está sendo instalado no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). O parlamentar compareceu ao local acompanhado do advogado Iggor Dantas.

Além da tornozeleira, Marcos do Val terá de cumprir recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h nos dias úteis, e integral nos fins de semana, feriados e folgas. Outras medidas cautelares impostas incluem: cancelamento e devolução do passaporte diplomático, proibição de uso de redes sociais, bloqueio de bens, contas bancárias, chaves PIX, veículos, salários e verbas de gabinete.

A defesa do senador critica o bloqueio financeiro, alegando que a medida impede o custeio de necessidades básicas, incluindo alimentação, moradia e tratamento de saúde da mãe do parlamentar, que enfrenta um câncer. Os advogados pedem a revogação imediata das medidas, que consideram ilegais e desproporcionais.

O retorno de Marcos do Val ao Brasil coincide com a reabertura dos trabalhos no Senado. O parlamentar é investigado por suspeita de envolvimento em plano para anular o resultado das eleições presidenciais de 2022 e por ataques a autoridades públicas.

reprodução

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *