Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Haddad entregará plano contra tarifaço dos Estados Unidos nesta quarta (6)

Medidas incluem crédito a pequenos produtores e podem ser lançadas por MP

Créditos: Reprodução

O ministro Fernando Haddad afirmou que o plano para mitigar os impactos das tarifas impostas pelos EUA já está pronto e será entregue ao presidente Lula ainda nesta quarta-feira (6). Segundo ele, parte das medidas pode ser formalizada por meio de medida provisória.

Haddad destacou que a prioridade é atender os pequenos exportadores brasileiros mais atingidos, com ações como linhas de crédito emergenciais e ampliação de compras governamentais. O objetivo é garantir alternativas diante da elevação de custos nas exportações.

As tarifas dos EUA entraram em vigor à 0h01 desta quarta (6), somando 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi adotada pelo presidente Donald Trump e representa um duro golpe para setores que dependem do comércio com os Estados Unidos.

O ministro ressaltou que o plano do governo será detalhado, mas não exigirá aprovação legislativa caso trate de temas como auxílio por empresa. “Provavelmente será uma MP, para que tenha vigência imediata”, explicou Haddad, após reunião com Lula.

Haddad também criticou a postura da oposição brasileira nos EUA, classificando como inaceitável a tentativa de interferência no Judiciário nacional. Ele pediu união entre empresários e governadores, inclusive opositores, para defender o interesse do país.

Uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, já está marcada para o dia 13. O ministro lembrou que o Brasil integra um bloco econômico sul-americano e não deveria ser tratado de forma distinta de seus vizinhos nas relações com os EUA.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *