Editais preveem aberturas em agosto de 2025 e janeiro de 2026; salário inicial é de R$ 4,8 mil

Créditos: reprodução
O Governo de São Paulo autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 4,4 mil vagas de soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (15).
Serão lançados dois editais, cada um com 2,2 mil vagas. O primeiro está previsto para ser aberto em agosto deste ano e o segundo em janeiro de 2026. O salário inicial oferecido para o cargo é de R$ 4.825,21.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55 metro para mulheres e 1,60 metro para homens.
O processo seletivo será composto por cinco etapas: exame de conhecimentos, exame psicológico, teste de aptidão física, avaliação de conduta social, reputação e idoneidade, além de análise documental.
Desde 2023, o governo estadual tem ampliado o efetivo da corporação, com a abertura de 14,4 mil vagas destinadas ao reforço do policiamento ostensivo e preventivo em todo o território paulista.
Atualmente, a Polícia Militar do Estado de São Paulo conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe em atuação e 645 alunos-oficiais em fase de formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já concluíram sua formação.