Celebração tem histórias distintas em diferentes países e movimenta o comércio

Créditos reprodução
A história mais conhecida sobre a criação do Dia dos Pais tem origem nos Estados Unidos e remonta a 1909, no estado de Washington. Sonora Louise Smart Dodd, filha do agricultor e veterano de guerra William Jackson Smart, decidiu homenagear o pai, que criou sozinho seis filhos após a morte da esposa durante o parto. Inspirada por um sermão do Dia das Mães, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane e pediu apoio a uma entidade cristã local.
O primeiro Dia dos Pais foi celebrado em 19 de junho de 1910, aniversário de William Jackson. Na ocasião, a rosa foi escolhida como símbolo da homenagem — vermelhas para pais vivos e brancas para os que já haviam falecido. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a iniciativa nacionalmente, mas apenas em 1966, com proclamação oficial, o terceiro domingo de junho foi estabelecido como a data da celebração. O feriado nacional foi confirmado pelo presidente Richard Nixon em 1972.
No Brasil, a comemoração surgiu em 1953, idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo. O objetivo era movimentar o comércio no segundo semestre, entre o Dia das Mães e o Natal. Inicialmente celebrado em 16 de agosto, coincidente com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, o “Dia do Papai” logo se espalhou pelo país. Pouco depois, passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto, seguindo o modelo do Dia das Mães. Atualmente, é a quarta data mais lucrativa para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
No restante do mundo, as datas variam conforme tradições locais. Espanha, Itália e Portugal celebram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. Na Alemanha, a homenagem ocorre no dia da Ascensão de Jesus, com piqueniques e passeios. Em países como Argentina, Peru e Reino Unido, a celebração acontece no terceiro domingo de junho. Na África do Sul, a data coincide com a do Brasil, no segundo domingo de agosto, enquanto a Austrália comemora no segundo domingo de setembro. Já a Rússia não tem uma data oficial, mas celebra o Dia do Defensor da Pátria, em 23 de fevereiro, voltado a todos os homens.