Ministério Público e Polícia Militar apuram denúncias que envolvem piadas, elogios e convites impróprios

Reprodução/Internet
O tenente-coronel Élson Cristóvão Santos Pereira, ex-comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, em Brumado (BA), foi denunciado por assédio sexual e moral contra uma major e duas soldadas da corporação. As denúncias chegaram ao Ministério Público Estadual (MPBA) e à Polícia Militar (PMBA) em novembro de 2024.
Segundo o depoimento das policiais, obtido com exclusividade pelo Correio, os episódios de assédio incluíam piadas ousadas, elogios ao corpo e convites inadequados. As abordagens teriam começado em março de 2024, inclusive diante de colegas homens, e foram relatadas em grupos de mensagens de militares antes da formalização das queixas.
Em resposta às denúncias, a Corregedoria da PM instaurou uma sindicância em janeiro deste ano. O caso é o segundo episódio de assédio sexual e moral que vem à tona na Secretaria de Segurança Pública da Bahia em seis meses. Em outubro de 2024, o então delegado titular da 28ª Delegacia de Polícia, Antônio Carlos Magalhães Santos, também foi denunciado e acabou exonerado.
As investigações sobre a conduta do tenente-coronel Élson Pereira seguem em andamento, e tanto o Ministério Público quanto a Polícia Militar acompanham os desdobramentos do caso.