Acidente ocorreu durante treinamento; aeronave explodiu após a queda, mas piloto conseguiu se ejetar e passa bem

Créditos: Reprodução / Divulgação/FAB
Um avião modelo A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu na manhã desta quarta-feira (30), na zona rural de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave colidiu no ar com outro avião do esquadrão durante um treinamento por volta das 10h30.
Apesar da gravidade do acidente, o piloto do avião que caiu conseguiu acionar o sistema de ejeção e sobreviveu. Após a queda, o avião pegou fogo. O piloto foi resgatado e encaminhado para avaliação médica. De acordo com a FAB, ele passa bem.
A segunda aeronave envolvida na colisão conseguiu pousar em segurança, e não houve registro de feridos além do piloto ejetado. O acidente ocorreu entre os municípios de Descalvado e Porto Ferreira, em uma área rural.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Força Aérea e investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados e estão no local para iniciar os procedimentos de apuração. A fabricante Embraer também participará da investigação.
O A-29 Super Tucano é uma aeronave desenvolvida pela Embraer e usada pela FAB desde 2013. Com velocidade que pode atingir até 590 km/h, o modelo é empregado em missões de demonstração aérea, interceptação, vigilância e ataque leve. O caça possui sistemas avançados de comunicação e sensores, sendo um dos destaques tecnológicos da frota brasileira.
A FAB ainda não divulgou o nome do piloto envolvido no acidente.
Confira os vídeos: