Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprovação de Lula ultrapassa desaprovação pela 1ª vez desde 2024, aponta AtlasIntel

Petista também aparece como o segundo presidente mais popular da América do Sul em rankings recentes

Créditos: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a registrar maioria de aprovação popular, superando numericamente o índice de desaprovação pela primeira vez desde 2024, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, por meio da plataforma Latam Pulse.

O levantamento mostra que Lula tem hoje 50,2% de aprovação, uma leve alta em relação aos 49,7% de duas semanas atrás. Já a desaprovação caiu de 50,3% para 50,2%, empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A avaliação do governo também melhorou: o percentual de entrevistados que classificam a gestão como ruim ou péssima recuou de 49,4% para 48,2%, enquanto os que consideram o governo ótimo ou bom subiram de 43,4% para 46,6%.

A pesquisa ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de junho e tem nível de confiança de 95%. Os dados compõem um painel regional que monitora cenários políticos em seis países da América Latina.

No campo eleitoral, Lula também aparece em vantagem nas simulações para o primeiro turno das eleições de 2026. Num cenário com os mesmos candidatos de 2022, ele teria 47,8% das intenções de voto, contra 44,2% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ultrapassando o adversário pela primeira vez desde janeiro deste ano.

Quando Bolsonaro é retirado da simulação, Lula aparece com 48,5%, à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teria 33%. Em outro cenário, sem Bolsonaro e Tarcísio, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge com 29,7%, mas também atrás de Lula, que mantém os mesmos 48,5%.

Além do levantamento da AtlasIntel, uma pesquisa da consultoria argentina CB Opinión Pública mostra que Lula subiu duas posições e agora é o segundo presidente mais popular da América do Sul, com 49,8% de imagem positiva e 47,1% de negativa. Em junho, os índices eram 46,3% e 51%, respectivamente.

Lula aparece atrás apenas do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, com 50,3% de imagem positiva. O argentino Javier Milei ficou em terceiro lugar, com 49,5%. A lista dos cinco mais bem avaliados ainda inclui Daniel Noboa (Equador), com 49,1%, e Gabriel Boric (Chile), com 45,7%.

A pesquisa da CB foi realizada entre 21 e 25 de julho, com 11.165 entrevistados distribuídos em dez países da região.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *