Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

De Toni propõe projeto para impedir criminalização de Léo Lins por piadas

Texto revoga trechos da Lei do Crime Racial e anistia condenações relacionadas ao humor ofensivo

Reprodução/Partido Liberal

A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) protocolou um projeto de lei que propõe a revogação de dois dispositivos da Lei do Crime Racial (Lei 7.716/1989), com o objetivo de impedir a criminalização de manifestações humorísticas. A proposta inclui anistia para indivíduos já condenados ou que estejam respondendo a processos penais com base nesses dispositivos, como o humorista Léo Lins, condenado a oito anos e três meses de prisão por piadas preconceituosas publicadas em seu canal no YouTube.

O projeto visa revogar o trecho da lei que tipifica o crime quando ocorre para fins de descontração, diversão ou recreação, bem como o dispositivo que determina que o juiz considere como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado a pessoas ou grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida.

De Toni argumenta que a sanção da Lei nº 14.532/2023, que incluiu o agravante do contexto de diversão, representa uma ameaça à liberdade de expressão. Ela defende que a prisão por opinião é inaceitável em uma democracia, mesmo que as declarações sejam ofensivas ou impopulares.

O projeto agora aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser encaminhado às comissões temáticas responsáveis pela sua análise.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *