Força-tarefa com 21 profissionais atua em ação conjunta com MEC, Educação e Desenvolvimento Social
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (15) uma ação de acolhimento psicológico emergencial para alunos, pais e profissionais da escola particular onde ocorreu a morte de uma adolescente na última semana. A iniciativa tem apoio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e do Ministério da Educação (MEC).
A mobilização segue as diretrizes do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares em Casos de Violência Extrema (NRRCE), vinculado ao MEC, e continuará nesta sexta-feira (16). A ação foi planejada com base no guia do Conselho Regional de Psicologia para atuação em Emergências e Desastres.
Ao todo, 21 psicólogos da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde integram a força-tarefa. As atividades incluem escuta e acolhimento direcionados a toda a comunidade escolar, com foco em oferecer suporte emocional diante do trauma vivido.
Após essa etapa inicial, a equipe do MEC fará uma reunião de avaliação conjunta para definir os próximos passos, que podem incluir a ampliação das ações, conforme a necessidade da escola e o impacto percebido nas primeiras abordagens.