O selo reconhece municípios que adotam práticas eficientes e sustentáveis de manejo de áreas verdes urbanas e florestais.

Créditos
Cubatão foi oficialmente incluída na lista global das “Tree Cities of the World”, reconhecimento internacional concedido pela Arbor Day Foundation em parceria com a FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura. A cerimônia de entrega do selo ocorreu nesta quarta-feira (16), em um dos monumentos históricos do Caminhos do Mar, dentro do parque homônimo, cercado pela Mata Atlântica. Apenas 34 cidades brasileiras possuem o título — 12 delas no Estado de São Paulo.
O selo reconhece municípios que adotam práticas eficientes e sustentáveis de manejo de áreas verdes urbanas e florestais. Em Cubatão, o certificado é visto como a confirmação de uma virada ambiental histórica. A cidade, que durante décadas foi marcada pela poluição industrial, agora integra um seleto grupo mundial comprometido com a arborização urbana e a recuperação de passivos ambientais.
“O selo de Cidade Verde do Mundo é a ratificação de que Cubatão está no rumo certo”, afirmou o prefeito César, durante discurso. “Essa conquista é maravilhosa não apenas para a Prefeitura, mas para toda a cidade e para todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”, completou. O prefeito também destacou a união entre poder público e sociedade civil como fator decisivo para o reconhecimento.
Nos últimos anos, Cubatão implementou uma série de ações que contribuíram diretamente para a conquista do selo: o Plano Municipal de Arborização Urbana, compensações ecológicas com plantio de espécies nativas e projetos habitacionais com foco na recuperação ambiental. A vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, ressaltou que a urbanização da Vila Esperança devolveu aos moradores uma área verde equivalente a 16 campos de futebol.
Para o secretário de Meio Ambiente, Cleiton Jordão, o selo simboliza uma transformação completa na imagem da cidade. “Saímos de um cenário cinza para nos tornarmos uma Cidade Verde. Isso mostra que estamos fazendo a nossa parte em prol da cidade e das pessoas”, disse.
Representando a Arbor Day Foundation, o professor Maurício Lamano Ferreira, da USP, reforçou o valor simbólico da conquista. “Cubatão sempre foi um exemplo emblemático em estudos ambientais. A mudança de paradigma exigia ações concretas, e elas foram realizadas”, afirmou. Lamano também foi o responsável por indicar Cubatão para o programa internacional.
A entrega do título foi prestigiada por representantes de conselhos municipais, centros acadêmicos, indústrias, vereadores e secretários do governo local. A cerimônia ainda teve caráter simbólico: atores do Teatro do Kaos encenaram figuras históricas como Dom Pedro de Alcântara e a princesa Leopoldina, em alusão ao local histórico escolhido para o evento.
Apesar do reconhecimento, ainda não há informações sobre novas metas ou planos para ampliação de áreas verdes na cidade. A reportagem questionou a Prefeitura sobre investimentos futuros na área ambiental, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto.
Siga o perfil @isnonline no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.